CRUZEX

Base Aérea de Natal sedia evento que marca preparativos para CRUZEX 2024

Evento reúne comitivas de diversos países participantes do treinamento
Publicada em: 18/11/2023 16:12
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Eniele Santos
Edição: Agência Força Aérea

Representantes de diversas nações participantes do Cruzeiro do Sul Exercise (CRUZEX) se reuniram, entre os dias 13 e 17 de novembro, na Base Aérea de Natal (BANT) para a Initial Planning Conference (IPC), um evento que marca o início dos preparativos para o Exercício Operacional multinacional, a CRUZEX 2024.

O encontro, que ocorre aproximadamente um ano antes da execução do exercício, visa estabelecer as bases para uma colaboração eficiente e bem-sucedida entre as forças aéreas envolvidas; apresentar as principais etapas do planejamento operacional, logístico, administrativo; bem como discutir assuntos relacionados à segurança de voo e à segurança das instalações.

A CRUZEX, um dos maiores exercícios operacionais conjuntos do mundo, tem como objetivo principal fortalecer a interoperabilidade entre as forças aéreas de diferentes países, promovendo o treinamento conjunto em cenários complexos e desafiadores. Assim, a IPC desempenha um papel fundamental nesse processo, fornecendo uma plataforma para que as comitivas de cada nação coordenem estratégias, compartilhem conhecimentos e alinhem objetivos comuns.

O evento reuniu representantes de diversos países, incluindo Argentina, Estados Unidos, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru e Suécia, entre outros parceiros estratégicos. Durante a conferência, os participantes discutiram questões logísticas, estratégias de comunicação e de compartilhamento de inteligência. Dessa forma, o foco principal foi a definição de metas específicas e a elaboração de um plano operacional conjunto que possa ser implementado durante a CRUZEX 2024.

De acordo com o Coordenador do Exercício, Coronel Aviador Ricardo Bevilaqua Mendes, a IPC é um importante instrumento, que permite criar conexões com as diversas nações participantes. “A Initial Planning Conference possibilita um planejamento mais preciso de todas as áreas envolvidas na preparação do Exercício, não somente as relacionadas às atividades aéreas propriamente ditas, mas, com certeza, as direcionadas ao apoio e suporte ao pessoal e atividades logísticas e de manutenção”, relata.

Além das discussões formais, a IPC ofereceu oportunidades para a construção de relações interpessoais entre as comitivas, promovendo um ambiente propício para o estabelecimento de laços de confiança e cooperação.

CRUZEX

O Cruzeiro do Sul Exercise (CRUZEX) é um Exercício Operacional multinacional promovido pela Força Aérea Brasileira (FAB) desde 2002, que visa ao treinamento conjunto de cenários de conflito, promovendo trocas de experiências entre os países participantes.

O Comandante da Base Aérea de Natal, Brigadeiro do Ar Éric Cézzane Cólen Guedes, ressalta que o treinamento é desenvolvido e avaliado pela FAB, tendo como foco principal o preparo das Unidades Operacionais, com a participação de Forças Armadas de outros países. “Será uma atividade de adestramento para as tripulações envolvidas, a fim de enfrentar os desafios para as respostas às crises e operações de paz, além de manter a atualização das Táticas, Técnicas e Procedimentos em Missões Aéreas Compostas para os cenários de guerra convencional”, conclui.

Em 2024, o Exercício será realizado no mês de novembro na BANT e reunirá mais de 10 países, incluindo o Brasil, e cerca de 100 aeronaves militares brasileiras e estrangeiras. O total previsto é entre 1.200 a 1.300 horas voadas.